Sexta, 19 Julho 2019

Brejo participa de audiência pública do Orçamento Participativo do Governo do Estado no CEMOPS

BAIXADA MARANHENSE

As populações de Bacurituba, Bequimão, Palmeirândia, Peri-Mirim e São Bento tiveram a chance de decidir sobre a aplicação do Orçamento Público, durante a audiência em São Bento. No conjunto de prioridades, ações na pesca, avicultura e turismo; criação de escola naval e polo industrial; inclusão digital; políticas de inclusão social e econômica dos afrodescendentes; segurança pública; apoio à formação de arranjos produtivos locais; incentivo ao laticínio caseiro; e criação de políticas aos assentamentos rurais e áreas remanescentes de quilombolas.

Para a secretária adjunta de direitos humanos e participação popular Creuzamar de Pinho é importante ressaltar o caráter pedagógico das audiências públicas do OP. Segundo ela, abrir o orçamento para a participação popular, tornando-o palpável e acessível a todo e qualquer cidadão mostra como o Governo do Maranhão está sensível para saber exatamente o que a população quer. E a grande participação popular registrada nas 8 primeiras reuniões é a prova de que estamos no caminho certo.

CAMPOS E LAGOS

O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e investimentos do Governo do Maranhão na infraestrutura e saúde na regional foram os temas principais da audiência do Orçamento em Viana e Arari, que agregou cidades da regional de Campos e Lagos. Incentivar a agricultura familiar, dinamizar a agroindústria, explorar o potencial turístico, construir hospital regional de média e alta complexidade e saneamento para a área rural estão na lista de prioridades à população local.

Para Hytalo Neves, membro do Fórum de Juventude da Baixada, o OP é a oportunidade da população se fazer ouvir diante do governo. “Aqui tivemos secretários de estado e outros membros do governo que puderam ver e ouvir nossos anseios e nossas carências. Agora é partir para escolher a melhor proposta para nossa região.” Disse.

VOTAÇÃO DAS PROPOSTAS

Com o término de cada audiência, 4 propostas (uma por eixo) são escolhidas e podem ser votadas no portal www.participa.ma.gov.br. Assim, mesmo quem não participou da audiência presencialmente poderá escolher a sua proposta preferida. Outra forma é votar através de cédula eleitoral que será disponibilizada em todas as agências dos Correios espalhadas nos 217 municípios do Maranhão.

MAIS AUDIÊNCIAS

Já nos dias 4 e 6 de junho é a vez das cidades de Brejo, Cururupu, Pedreiras, Barra do Corda, Chapadinha, Presidente Dutra, Bacuri e Santo Antônio dos Lopes receberem a caravana do OP 2019. Fique ligado e participe das audiências e votações. A verdadeira mudança se faz com participação popular.