Sexta, 19 Julho 2019

Brejo participa de audiência pública do Orçamento Participativo do Governo do Estado no CEMOPS

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

BAIXADA MARANHENSE

As populações de Bacurituba, Bequimão, Palmeirândia, Peri-Mirim e São Bento tiveram a chance de decidir sobre a aplicação do Orçamento Público, durante a audiência em São Bento. No conjunto de prioridades, ações na pesca, avicultura e turismo; criação de escola naval e polo industrial; inclusão digital; políticas de inclusão social e econômica dos afrodescendentes; segurança pública; apoio à formação de arranjos produtivos locais; incentivo ao laticínio caseiro; e criação de políticas aos assentamentos rurais e áreas remanescentes de quilombolas.

Para a secretária adjunta de direitos humanos e participação popular Creuzamar de Pinho é importante ressaltar o caráter pedagógico das audiências públicas do OP. Segundo ela, abrir o orçamento para a participação popular, tornando-o palpável e acessível a todo e qualquer cidadão mostra como o Governo do Maranhão está sensível para saber exatamente o que a população quer. E a grande participação popular registrada nas 8 primeiras reuniões é a prova de que estamos no caminho certo.

CAMPOS E LAGOS

O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e investimentos do Governo do Maranhão na infraestrutura e saúde na regional foram os temas principais da audiência do Orçamento em Viana e Arari, que agregou cidades da regional de Campos e Lagos. Incentivar a agricultura familiar, dinamizar a agroindústria, explorar o potencial turístico, construir hospital regional de média e alta complexidade e saneamento para a área rural estão na lista de prioridades à população local.

Para Hytalo Neves, membro do Fórum de Juventude da Baixada, o OP é a oportunidade da população se fazer ouvir diante do governo. “Aqui tivemos secretários de estado e outros membros do governo que puderam ver e ouvir nossos anseios e nossas carências. Agora é partir para escolher a melhor proposta para nossa região.” Disse.


VOTAÇÃO DAS PROPOSTAS

Com o término de cada audiência, 4 propostas (uma por eixo) são escolhidas e podem ser votadas no portal www.participa.ma.gov.br. Assim, mesmo quem não participou da audiência presencialmente poderá escolher a sua proposta preferida. Outra forma é votar através de cédula eleitoral que será disponibilizada em todas as agências dos Correios espalhadas nos 217 municípios do Maranhão.

MAIS AUDIÊNCIAS

Já nos dias 4 e 6 de junho é a vez das cidades de Brejo, Cururupu, Pedreiras, Barra do Corda, Chapadinha, Presidente Dutra, Bacuri e Santo Antônio dos Lopes receberem a caravana do OP 2019. Fique ligado e participe das audiências e votações. A verdadeira mudança se faz com participação popular.